No total, mais de 154 mil metros de tubulações foram limpos na cidade
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento
sanitário de Mauá, executou em 2024 a limpeza preventiva de mais de 154 mil
metros de redes de esgoto na cidade.
Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área
técnica verifica, por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information System),
os trechos com maior número de entupimentos e realiza vistorias preventivas em
poços de visita.
A partir da identificação, um caminhão hidrojato é utilizado na limpeza.
Uma mangueira de 120 metros de comprimento com alta pressão de água é
introduzida na rede de esgoto. A água em alta pressão quebra as placas de
gordura que se acumulam nas redes e todo o lixo e a gordura são sugados para o
caminhão.
O líder de operações da BRK em Mauá, Bruno Gravatá, explica que o
material recolhido tem ligação direta com o descarte incorreto do lixo, sendo
formado por itens como fio dental, absorvente, fraldas descartáveis,
preservativos, fios de cabelo, sacos plásticos e entulho.
“Encontramos diariamente muitos objetos descartados irregularmente no
sistema operado pela concessionária, é um comportamento que contribui para as
obstruções e o entupimento das redes e, por isso, as manutenções preventivas
são importantes", destaca Bruno.
A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para
mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e
tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que
podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais.
A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de
entupimentos de redes.
“O trabalho de limpeza preventiva reduz os impactos e evita transtornos,
porém precisamos que a população seja parceira da concessionária, evitando o
descarte incorreto dos resíduos e o lançamento da água de chuva nas redes
coletoras de esgoto. Por meio das limpezas preventivas é possível identificar e
antecipar possíveis problemas nas tubulações, evitando ocorrências operacionais
mais graves”, complementa Gravatá.
Com essa ação, foram recolhidas 63,9 toneladas de lixo das redes e
tubulações de esgoto, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento
de esgoto da cidade e evitando as principais consequências dos entupimentos das
redes, como o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou até mesmo a ruptura
das tubulações.
Atendimento 24h
A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que são realizadas rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.
Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo Whatsapp, no (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h, ou pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...